Mostra Unesco

Educação para a Cidadania se aprende na prática!


O momento é perfeito para vivenciar a Educação para a Cidadania, entender sustentabilidade na prática, descobrir a importância da aprendizagem intercultural, valorizar a paz, celebrar os direitos humanos e mostrar porque a Cristalografia ganhou um ano internacional. Na Mostra Unesco 2014 nada ficou sem explicação ou justificativa para os pais que circularam pela unidade Sócrates e acompanharam o show de criatividade e soluções inteligentes propostas pelos alunos do Colégio Magno.

Além da tecnologia, que reinou em todos os espaços, o entusiasmo e a responsabilidade em informar e formar visitantes tomou conta do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. A cada explicação e observação dos alunos, o orgulho também crescia entre os professores!

Logo na chegada, a imensa maquete da fazenda sustentável feita pelo 8º ano do Ensino Fundamental II já anunciava que cada detalhe foi planejado para fazer a diferença e reforçar a importância do equilíbrio sustentável entre a agricultura, pecuária, produção de energia e tratamento de resíduos. No projeto interdisciplinar, que envolveu Ciências e Robótica, a turma trabalhou duro para demonstrar a geração de energia limpa e a produção com baixo impacto ambiental. Um verdadeiro espetáculo para apreciar e aprender!

No estande ao lado, pais e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II pedalavam em uma bicicleta ergométrica para manter um parque de diversões funcionando e assim compreender a magia que envolve Física e Robótica. Em outro espaço, o show era comandado pelos “chefs” do 7º ano do Ensino Fundamental II, que preparavam um delicioso suco com a polpa da palmeira Juçara com a supervisão de um membro da comunidade que preserva o fruto. Além de vivenciar sustentabilidade, a turma aproveitou para conscientizar o público sobre o fruto que está em extinção.

Na “cozinha” do 3º ano do Ensino Fundamental I, professores e alunos preparavam um patê à base de ervas para chamar a atenção para a agricultura familiar. Há poucos metros, os pais tinham a oportunidade de conferir um modelo de horta orgânica para apartamento e um minhocário.

Enquanto isso, no Atrium a aprendizagem intercultural era apreciada pelo público nos embalos do maculelê (dança que simula arte tribal e utiliza bastões) apresentada pelos alunos do 8º ano, que na sequência lançaram o site SONS, SABERES E SABORES, inspirado nas Cidades Históricas de Minas Gerais.

No espaço reservado para o 2º ano do Ensino Fundamental, a diversão deu um tom mais animado para a aprendizagem intercultural e ajudou a aproximar pais e filhos, que juntos resgataram brincadeiras antigas e também jogos de outros países.

A interatividade marcou o espaço do 6º ano do Ensino Fundamental e também ajudou a divulgar a cultura de uma antiga comunidade quilombola, com a oficina de arapucas e de ervas medicinais.

Enquanto isso, o 5º ano abordava diferentes fontes de energia, com destaque para os aerogeradores e o coletor de energia solar. Mas se a ideia é resgatar tradições e mostrar diferentes tipos de construções, a consultoria fica por conta dos alunos do 4º ano. Que colocaram pés e mãos na massa para construir uma parede de taipa!

Mas a Mostra também teve chocolate, algodão doce, raio X, DNA, robôs e diferentes cristais para celebrar o Ano Internacional da Cristalografia e reforçar a importância de um tema fundamental no nosso dia a dia e que tem marcado presença nos últimos cinco anos no Prêmio Nobel.

Um show de tecnologia marcou a participação do Ensino Médio na Mostra em um circuito interativo com apresentações na lousa eletrônica, exibição de documentários, dramatização dos alunos e um quiz com os respondedores sobre democracia. Entre os destaques, na Sala Primavera Árabe, os alunos caracterizados deixaram um recado sobre a paz e os direitos humanos.