O
momento é perfeito
para vivenciar a
Educação para a
Cidadania, entender
sustentabilidade na
prática, descobrir a
importância da
aprendizagem
intercultural,
valorizar a paz,
celebrar os direitos
humanos e mostrar
porque a
Cristalografia
ganhou um ano
internacional. Na
Mostra
Unesco 2014
nada ficou sem
explicação ou
justificativa para
os pais que
circularam pela
unidade Sócrates e
acompanharam o show
de criatividade e
soluções
inteligentes
propostas pelos
alunos do Colégio
Magno.

Além da
tecnologia, que
reinou em todos os
espaços, o
entusiasmo e a
responsabilidade em
informar e formar
visitantes tomou
conta do Ensino
Fundamental I ao
Ensino Médio. A cada
explicação e
observação dos
alunos, o orgulho
também crescia entre
os professores!
Logo na
chegada, a imensa
maquete da fazenda
sustentável feita
pelo 8º ano do
Ensino Fundamental
II já anunciava que
cada detalhe foi
planejado para fazer
a diferença e
reforçar a
importância do
equilíbrio
sustentável entre a
agricultura,
pecuária, produção
de energia e
tratamento de
resíduos. No projeto
interdisciplinar,
que envolveu
Ciências e Robótica,
a turma trabalhou
duro para demonstrar
a geração de energia
limpa e a produção
com baixo impacto
ambiental. Um
verdadeiro
espetáculo para
apreciar e aprender!

No estande
ao lado, pais e
alunos do 9º ano do
Ensino Fundamental
II pedalavam em uma
bicicleta
ergométrica para
manter um parque de
diversões
funcionando e assim
compreender a magia
que envolve Física e
Robótica. Em outro
espaço, o show era
comandado pelos
“chefs” do 7º ano do
Ensino Fundamental
II, que preparavam
um delicioso suco
com a polpa da
palmeira Juçara com
a supervisão de um
membro da comunidade
que preserva o
fruto. Além de
vivenciar
sustentabilidade, a
turma aproveitou
para conscientizar o
público sobre o
fruto que está em
extinção.

Na
“cozinha” do 3º ano
do Ensino
Fundamental I,
professores e alunos
preparavam um patê à
base de ervas para
chamar a atenção
para a agricultura
familiar. Há poucos
metros, os pais
tinham a
oportunidade de
conferir um modelo
de horta orgânica
para apartamento e
um minhocário.
Enquanto
isso, no Atrium a
aprendizagem
intercultural era
apreciada pelo
público nos embalos
do maculelê (dança
que simula arte
tribal e utiliza
bastões) apresentada
pelos alunos do 8º
ano, que na
sequência lançaram o
site SONS, SABERES E
SABORES, inspirado
nas Cidades
Históricas de Minas
Gerais.
No espaço
reservado para o 2º
ano do Ensino
Fundamental, a
diversão deu um tom
mais animado para a
aprendizagem
intercultural e
ajudou a aproximar
pais e filhos, que
juntos resgataram
brincadeiras antigas
e também jogos de
outros países.
A
interatividade
marcou o espaço do
6º ano do Ensino
Fundamental e também
ajudou a divulgar a
cultura de uma
antiga comunidade
quilombola, com a
oficina de arapucas
e de ervas
medicinais.
Enquanto
isso, o 5º ano
abordava diferentes
fontes de energia,
com destaque para os
aerogeradores e o
coletor de energia
solar. Mas se a
ideia é resgatar
tradições e mostrar
diferentes tipos de
construções, a
consultoria fica por
conta dos alunos do
4º ano. Que
colocaram pés e mãos
na massa para
construir uma parede
de taipa!
Mas a
Mostra também teve
chocolate, algodão
doce, raio X, DNA,
robôs e diferentes
cristais para
celebrar o
Ano Internacional da
Cristalografia
e reforçar a
importância de um
tema fundamental no
nosso dia a dia e
que tem marcado
presença nos últimos
cinco anos no Prêmio
Nobel.

Um show de
tecnologia marcou a
participação do
Ensino Médio na
Mostra em um
circuito interativo
com apresentações na
lousa eletrônica,
exibição de
documentários,
dramatização dos
alunos e um quiz com
os respondedores
sobre democracia.
Entre os destaques,
na Sala Primavera
Árabe, os alunos
caracterizados
deixaram um recado
sobre a paz e os
direitos humanos.