Do Quilombo às cavernas do Petar

Aprendizagem Intercultural é o foco no 6º ano do Ensino Fundamental II


O melhor caminho para respeitar e valorizar as diferenças é entendê-las na prática. Por isso, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II aproveitaram o Estudo do Meio no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar) para vivenciar parte da rotina no Quilombo de Ivaporunduva, no Município de Eldorado, às margens do Rio Ribeira de Iguape.

Recepcionados pelo líder quilombola “Ditão”, na igreja da comunidade, eles logo se misturaram com as famílias que sobrevivem do cultivo tradicional da roça. Não demorou para que colocassem a mão na massa em oficinas simultâneas de gastronomia, caça e pesca, agricultura, artesanato e plantas medicinais.

No fogão à lenha, os alunos prepararam um delicioso doce de banana orgânica (fruta produzida para o consumo e geração de renda local) e provaram a banana cozida antes mesmo de o quitute ficar pronto. Uma delícia!

Como o cuidado com os animais também faz parte do dia a dia na comunidade, alguns alunos alimentaram galinhas e também trataram dos pintinhos recém-nascidos. Mas, foi na oficina de caça e pesca que a turma aprendeu a construir uma arapuca com lascas de bambu e teve um dia de “índio” depois de produzir o próprio arco e flecha.

Na oficina de agricultura, os alunos acompanharam de perto uma horta orgânica, observaram como o adubo é produzido no chiqueiro e a importância das plantações de palmito, banana e mandioca para a comunidade.

Acompanhado pelo “Tio Zé”, que é morador e monitor no Quilombo, outro grupo seguiu para uma oficina de ervas medicinais. Por lá, descobriram que os escravos usavam a fibra do tucum para fazer cordas e roupas, e ainda ficaram por dentro das propriedades da babosa, quaco e gengibre.

Enquanto isso, a oficina de artesanato envolvia os alunos na produção de um pequeno tapete, a partir da retirada da fibra da bananeira, passando pela secagem e tear. Por aqui, a cooperação fez a diferença e todos ajudaram a tecer!

 



 

 

  

Aventura e conhecimento no Petar

Depois de vivenciar a aprendizagem intercultural – uma das frentes da Educação para a Cidadania Global, que está sendo trabalhada ao longo do Ano Internacional da Unesco, os alunos foram desbravar as cavernas do Petar para entender Ciências e Geografia no melhor clima de aventura.

Além de percorrer trilhas, observar a rica fauna e flora da região, os alunos também tomaram banho de rio e entenderam o quanto é importante preservar a natureza.

Acompanhada por coordenadores, professores e guias locais, a turma se rendeu aos encantos das Cavernas Santana e Morro Preto, e, entre um trecho e outro, eram feitas paradas estratégicas ao “pé” das árvores para escutar explicações sobre a vegetação local.

Após percorrer a trilha pelo Rio Betary, a turma se deparou com a gigantesca Caverna da Água Suja e, ao final, um banho refrescante, pois nossos desbravadores merecem!

Ao cair da noite, os alunos registraram o conhecimento no Diário de Bordo e compartilharam descobertas que só mesmo a diversidade sociocultural e a convivência solidária podem proporcionar.