A Educação
Infantil é, talvez, uma das etapas escolares mais valorizadas pelos avanços da
Ciência e das teorias pedagógicas nos últimos 20 anos. O Mágico de Oz vem
incorporando tais avanços, sem perder de vista os princípios e valores que
sempre nortearam a Escola.
De forma geral,
pode-se dizer que o Mágico de Oz se caracteriza, por um lado, como uma Escola
calorosa e afetiva, que compreende as diferenças e as necessidades individuais
de cada criança. Por outro, oferece também todas as condições e os estímulos
necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor. Daí o sentido das inúmeras
atividades de Artes, Música, Esportes, Culinária, Informática, entre tantas.
Conheça alguns dos pontos do projeto pedagógico da Educação Infantil do
Mágico de Oz.
Alfabetização |
Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no
processo de alfabetização que as crianças descortinam um universo novo de
aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento. O
prazer da leitura, a noção de conhecimento em construção, o sentido de
individualidade do aprendizado, a valorização do saber - todas essas questões
estão presentes no ambiente alfabetizador.
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No Mágico de Oz,
alfabetizar significa também unir o jogo ao trabalho, fazer com que o aluno
questione algo escrito. Deve-se permitir que a criança construa o sentido de
cada atividade da alfabetização, valorizando o conhecimento que já traz de sua
experiência de vida. Histórias, gibis, rótulos, outdoors, jogos, seus próprios
nomes, ou seja, todos os instrumentos são válidos para abrir as portas do mundo
da escrita.
Na Escola, o processo de
letramento
(termo mais abrangente que alfabetização) começa ainda no Maternal, quando as
crianças têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita. Ao
fim da Educação Infantil, os alunos já são capazes de escrever e ler frases
completas, com desenvoltura.
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Artes |
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O Mágico de Oz tem valorizado, cada vez mais, o papel das Artes Plásticas na
Educação Infantil. Ao criar, manipular materiais concretos, expressar
sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, as crianças descobrem um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências. Além
disso, ampliam sua percepção do mundo, desenvolvem os sentidos e as
relações que mantêm entre si, além de exercitar as habilidades motoras.
Aqui, nosso papel é criar condições materiais e
pedagógicas para que o contato da criança com a Arte aconteça da forma mais
lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela
faça, refaça, experimente e construa.
A preocupação da Escola é fazer com que a Arte
seja compreendida pelas crianças como uma linguagem humana, uma forma natural e
profunda de expressão de ideias, emoções e sentimentos.
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Sociabilização |
Uma das funções básicas da
Escola é permitir que a criança
reconheça a existência de um
outro - com quem trocará
brinquedos, carinho, arranhões,
experiências. É um trabalho
delicado que depende da
sensibilidade dos educadores.
Nesse processo, a criança
amadurece, e quanto mais
amparada e preparada para esse
crescimento, mais harmônica e
tranqüila será.
É preciso lembrar que as trocas sociais entre adultos e crianças são
responsáveis pela formação do
indivíduo. Nessa idade, a
imitação é um dos recursos que a
criança encontra para sobreviver
em um mundo que está apenas
conhecendo. Exemplos - e
exemplos conscientes! - são
fundamentais.
Criar condições para que esse processo de envolvimento social aconteça de
maneira saudável propicia ao
aluno maior segurança, inclusive
em relação à sua própria imagem.
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Tecnologia |
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Os princípios do uso da tecnologia na Educação Infantil são os mesmos válidos
para todo o trabalho do Magno/Mágico de Oz: ela é um instrumento a mais no
processo do conhecimento.
Utilizamos a tecnologia de muitas e variadas
formas: na comunicação, nas atividades de ensino, nos jogos, artes, sem
preconceitos.
Em cada um desses exemplos, a criança é o
agente que utiliza a ferramenta de modo compatível com sua idade e fase de
aprendizado em que se encontra. A Educação Infantil também caminha com o mundo.
Para valorizar realmente a experiência das crianças, devemos reconhecer que, em
suas casas, nas ruas, estão em permanente contato com a tecnologia.
Para conciliar recursos tecnológicos com as
mais diversas formas de estimulação, é necessário que os professores estejam
preparados para isso. Os educadores do Mágico de Oz estão.
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Recursos Pedagógicos |
A Educação Infantil
tem evoluído muito nas últimas décadas, em todos os seus aspectos. Sabemos mais
sobre as crianças, sobre a formação da inteligência, sobre sua relação com a
família e o conhecimento. Neste processo, existe uma palavra-chave: estímulo.
Um dos trabalhos fundamentais da Educação é
oferecer, constantemente, em diversas situações e de várias formas, estímulos ao
seu desenvolvimento emocional, intelectual, social, motor e físico.
É o que faz o Mágico de Oz, ao lançar mão de
todos os recursos adequados existentes para estimular a criança. Entre os
instrumentos que a Escola utiliza estão todos os gêneros de materiais
pedagógicos, nacionais e importados, jogos educativos, softwares específicos,
entre outros.
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Recursos Humanos |
Educar é, fundamentalmente,
transmitir qualidades humanas.
Qualidade no pensar, no agir, no
conviver. Para que isso seja
possível, a presença de
profissionais bem preparados e
unidos em torno de um projeto
pedagógico é essencial,
principalmente no mundo
contemporâneo, onde a capacidade
de aprender é o talento que mais
diferencia os homens.
Tanto quanto saber conduzir o aprendizado, o
educador moderno precisa estar aberto a aprender constantemente, a estudar,
rever conceitos, a absorver ou recusar criticamente as novidades que o mundo
oferece. Isso só é possível quando se trabalha dentro de
uma linha coerente de princípios e quando se reconhece no aluno um ser em
formação, que necessita tanto de conhecimento quanto de afeto e compreensão.
A maior virtude do corpo de profissionais do
Mágico de Oz é saber unir os elos desse processo e oferecer às crianças o calor
de uma relação afetiva verdadeira, o conhecimento pedagógico e a segurança da
coerência pedagógica, unindo na medida certa a teoria e a prática da Educação.
Além dos professores, o Mágico de Oz possui um
corpo de profissionais que inclui pediatra, nutricionista, babás e outros
especialistas, sempre em constante interação com os educadores.
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Jogos dramáticos |
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Os jogos dramáticos, atividades orientadas e com um fundo
conceitual, dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam
a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal,
gestual, criadora.
Viver uma história, imitar, fantasiar na
imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e
reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de
experiências dos jogos dramáticos.
Essa forma lúdica de aprender tem profundas
implicações no amadurecimento das crianças. Tais atividades conduzem ao aumento
do poder de análise e síntese, permitem o exercício da associação de ideias, da
organização corporal e do pensamento.
Os jogos dramáticos dão ainda às crianças uma
chance real de brincar com outras possibilidades de ser e de agir, favorecem a
formação da identidade e mostram, na prática, a importância dos valores, as
conseqüências das atitudes e, acima de tudo, desenvolvem a cooperação e a
habilidade no trabalhar em grupo.
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Música |
A linguagem universal da Música abre as portas da percepção, da diversidade
cultural, da inteligência, da apreciação
artística. Os ritmos, os pulsos, a
dança, a expressão por intermédio dos sons, representam, no Mágico de Oz, um
pilar importante do projeto pedagógico.
Trata-se de um trabalho que começa ainda
no Berçário a partir de princípios que orientam todo o desenvolvimento do
trabalho - prossegue até o final do Ensino Fundamental - com a exploração dos
instrumentos, a vivência, a experimentação. Tocando, dançando, cantando, as
crianças desenvolvem ao longo da Educação Infantil largos passos no ensino
musical.
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Inglês |
Evidentemente adaptado a esta
faixa etária, o ensino de Inglês
acontece por meio dos elementos
lúdicos, com dramatizações,
músicas, brincadeiras e filmes.
Há uma professora de Inglês, que
faz intervenções nem sempre
programadas em todas as salas,
de forma a integrar a nova
língua ao cotidiano real das
crianças.
Da mesma forma, no Integral, as
recreacionistas e várias
professoras são bilíngües. A
Escola oferece ainda aos pais a
possibilidade de agilizar o
processo por meio de cursos, em
período alternados, com grupos
pequenos de alunos por aula.
Os primeiros contatos organizados com a língua acontecem ainda no Maternal,
para crianças com 3 anos. Ao
longo da Educação Infantil, sem
se dar conta, as crianças já
estão se apropriando da língua e
são capazes de se comunicar,
usando expressões simples.
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Atividades
Motoras |
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O sentido da atividade física, na Educação Infantil, é a exploração das
habilidades ligadas ao movimento. Sempre aproveitando o aspecto lúdico do
esporte, as crianças exercitam o pular, o nadar, o lançar, o escalar, o
correr, o segurar, em graus sucessivos de complexidade.
Assim, o
desenvolvimento motor é estimulado, ao mesmo tempo em que se lançam as
sementes de um contato saudável com o esporte. Dentro do mesmo princípio, são
realizadas anualmente as Ozlimpíadas, jogos e brincadeiras sem finalidade
de competição, cujo principal objetivo é unir as famílias em torno do prazer
da atividade física. |
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