Colégio Magno/Mágico de Oz

Projetos

Tempo Integral Total Care e Integral

Outros serviços

Estrutura de ensino

Profissionais

Centro de Escrita

Unidades
             

Projeto pedagógico

 

Projetos Educação Infantil

 
     
A Educação Infantil é, talvez, uma das etapas escolares mais valorizadas pelos avanços da Ciência e das teorias pedagógicas nos últimos 20 anos. O Mágico de Oz vem incorporando tais avanços, sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam a Escola.

De forma geral, pode-se dizer que o Mágico de Oz se caracteriza, por um lado, como uma Escola calorosa e afetiva, que compreende as diferenças e as necessidades individuais de cada criança. Por outro, oferece também todas as condições e os estímulos necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor. Daí o sentido das inúmeras atividades de Artes, Música, Esportes, Culinária, Informática, entre tantas.

Conheça alguns dos pontos do projeto pedagógico da Educação Infantil do Mágico de Oz.



Alfabetização

Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que as crianças descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento. O prazer da leitura, a noção de conhecimento em construção, o sentido de individualidade do aprendizado, a valorização do saber - todas essas questões estão presentes no ambiente alfabetizador.

No Mágico de Oz, alfabetizar significa também unir o jogo ao trabalho, fazer com que o aluno questione algo escrito. Deve-se permitir que a criança construa o sentido de cada atividade da alfabetização, valorizando o conhecimento que já traz de sua experiência de vida. Histórias, gibis, rótulos, outdoors, jogos, seus próprios nomes, ou seja, todos os instrumentos são válidos para abrir as portas do mundo da escrita.

Na Escola, o processo de letramento (termo mais abrangente que alfabetização) começa ainda no Maternal, quando as crianças têm os primeiros contatos sistematizados com o universo da escrita. Ao fim da Educação Infantil, os alunos já são capazes de escrever e ler frases completas, com desenvoltura. 




Artes

O Mágico de Oz tem valorizado, cada vez mais, o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil.     Ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, as crianças descobrem um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências. Além disso, ampliam  sua percepção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantêm entre si, além de exercitar as habilidades motoras.

Aqui, nosso papel é criar condições materiais e pedagógicas para que o contato da criança com a Arte aconteça da forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa.


A preocupação da Escola é fazer com que a Arte seja compreendida pelas crianças como uma linguagem humana, uma forma natural e profunda de expressão de ideias, emoções e sentimentos. 
 

 


Sociabilização
Uma das funções básicas da Escola é permitir que a criança reconheça a existência de um outro - com quem trocará brinquedos, carinho, arranhões, experiências. É um trabalho delicado que depende da sensibilidade dos educadores. Nesse processo, a criança amadurece, e quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônica e tranqüila será.

É preciso lembrar que as trocas sociais entre adultos e crianças são responsáveis pela formação do indivíduo. Nessa idade, a imitação é um dos recursos que a criança encontra para sobreviver em um mundo que está apenas conhecendo. Exemplos - e exemplos conscientes! - são fundamentais.

Criar condições para que esse processo de envolvimento social aconteça de maneira saudável propicia ao aluno maior segurança, inclusive em relação à sua própria imagem.


Tecnologia
Os princípios do uso da tecnologia na Educação Infantil são os mesmos válidos para todo o trabalho do Magno/Mágico de Oz: ela é um instrumento a mais no processo do conhecimento. Utilizamos a tecnologia de muitas e variadas formas: na comunicação, nas atividades de ensino, nos jogos, artes, sem preconceitos.

Em cada um desses exemplos, a criança é o agente que utiliza a ferramenta de modo compatível com sua idade e fase de aprendizado em que se encontra.
A Educação Infantil também caminha com o mundo. Para valorizar realmente a experiência das crianças, devemos reconhecer que, em suas casas, nas ruas, estão em permanente contato com a tecnologia.

Para conciliar recursos tecnológicos com as mais diversas formas de estimulação, é necessário que os professores estejam preparados para isso. Os educadores do Mágico de Oz estão. 


Recursos Pedagógicos
A Educação Infantil tem evoluído muito nas últimas décadas, em todos os seus aspectos. Sabemos mais sobre as crianças, sobre a formação da inteligência, sobre sua relação com a família e o conhecimento. Neste processo, existe uma palavra-chave: estímulo.

Um dos trabalhos fundamentais da Educação é oferecer, constantemente, em diversas situações e de várias formas, estímulos ao seu desenvolvimento emocional, intelectual, social, motor e físico.


É o que faz o Mágico de Oz, ao lançar mão de todos os recursos adequados existentes para estimular a criança. Entre os instrumentos que a Escola utiliza estão todos os gêneros de materiais pedagógicos, nacionais e importados, jogos educativos, softwares específicos, entre outros. 


Recursos Humanos
Educar é, fundamentalmente, transmitir qualidades humanas. Qualidade no pensar, no agir, no conviver. Para que isso seja possível, a presença de profissionais bem preparados e unidos em torno de um projeto pedagógico é essencial,  principalmente no mundo contemporâneo, onde a capacidade de aprender é o talento que mais diferencia os homens.

Tanto quanto saber conduzir o aprendizado, o educador moderno precisa estar aberto a aprender constantemente, a estudar, rever conceitos, a absorver ou recusar criticamente as novidades que o mundo oferece.
Isso só é possível quando se trabalha dentro de uma linha coerente de princípios e quando se reconhece no aluno um ser em formação, que necessita tanto de conhecimento quanto de afeto e compreensão.

A maior virtude do corpo de profissionais do Mágico de Oz é saber unir os elos desse processo e oferecer às crianças o calor de uma relação afetiva verdadeira, o conhecimento pedagógico e a segurança da coerência pedagógica, unindo na medida certa a teoria e a prática da Educação. Além dos professores, o Mágico de Oz possui um corpo de profissionais que inclui pediatra, nutricionista, babás e outros especialistas, sempre em constante interação com os educadores. 


Jogos dramáticos
Os jogos dramáticos, atividades orientadas e com um fundo conceitual, dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora.

Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de experiências dos jogos dramáticos.


Essa forma lúdica de aprender tem profundas implicações no amadurecimento das crianças. Tais atividades conduzem ao aumento do poder de análise e síntese, permitem o exercício da associação de ideias, da organização corporal e do pensamento. 


Os jogos dramáticos dão ainda às crianças uma chance real de brincar com outras possibilidades de ser e de agir, favorecem a formação da identidade e mostram, na prática, a importância dos valores, as conseqüências das atitudes e, acima de tudo, desenvolvem a cooperação e a habilidade no trabalhar em grupo.


Música

 

A linguagem universal da Música abre as portas da percepção, da diversidade cultural, da inteligência, da apreciação artística. Os ritmos, os pulsos, a dança, a expressão por intermédio dos sons, representam, no Mágico de Oz, um pilar importante do projeto pedagógico.

Trata-se de um trabalho que começa ainda no Berçário a partir de princípios que orientam todo o desenvolvimento do trabalho - prossegue até o final do Ensino Fundamental - com a exploração dos instrumentos, a vivência, a experimentação. Tocando, dançando, cantando, as crianças desenvolvem ao longo da Educação Infantil largos passos no ensino musical. 

 

 
Inglês
Evidentemente adaptado a esta faixa etária, o ensino de Inglês acontece por meio dos elementos lúdicos, com dramatizações, músicas, brincadeiras e filmes.  Há uma professora de Inglês, que faz intervenções nem sempre programadas em todas as salas, de forma a integrar a nova língua ao cotidiano real das crianças.

Da mesma forma, no Integral, as recreacionistas e várias professoras são bilíngües. A Escola oferece ainda aos pais a possibilidade de agilizar o processo por meio de cursos, em período alternados, com grupos pequenos de alunos por aula.


Os primeiros contatos organizados com a língua acontecem ainda no Maternal, para crianças com 3 anos. Ao longo da Educação Infantil, sem se dar conta, as crianças já estão se apropriando da língua e são capazes de se comunicar, usando expressões simples.

 
Atividades Motoras
O sentido da atividade física, na Educação Infantil, é a exploração das habilidades ligadas ao movimento. Sempre aproveitando o aspecto lúdico do esporte, as crianças exercitam o pular, o nadar, o lançar, o escalar, o correr, o segurar, em graus sucessivos de complexidade.

Assim, o desenvolvimento motor é estimulado, ao mesmo tempo em que se lançam as sementes de um contato saudável com o esporte. Dentro do mesmo princípio, são realizadas anualmente as Ozlimpíadas,  jogos e brincadeiras sem finalidade de competição, cujo principal objetivo é unir as famílias em torno do prazer da atividade física.