|
Olimpíada de
Pequim nas aulas
Colégios
particulares da Capital aproveitam o
interesse dos alunos e criam várias
atividades
MARIA
REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br
Não são só os atletas que estão em
contagem regressiva para a abertura
dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Professores e alunos já estão
envolvidos com o assunto desde o
primeiro semestre - muitas escolas
têm aproveitado a competição para
trabalhar diferentes temas
educativos da educação infantil ao
ensino médio. No Colégio Magno
Mágico de Oz, na Zona Sul, mais de
15 bonecos com características de
diferentes nacionalidades - indiana,
inglesa e italiana, entre outras -
têm despertado o interesse de alunos
entre 3 a 6 anos para a existência
de outros países, culturas e povos.
Os educadores de cinco colégios
ouvidos pelo JT, alertaram que as
atividades relacionadas à competição
esportiva
devem sempre estar integradas às
atividades do currículo escolar.
Segundo Claudia Tricate, diretora do
Colégio Magno, o evento é
trabalhado desde a educação infantil
até o ensino médio. “Com os pequenos
nos preocupamos em trabalhar com a
diversidade. Eles procuram os países
no mapa-múndi”.
A diretora conta que a expectativa
para o início dos Jogos Olímpicos em
Pequim é grande, pois é quando de
fato os alunos farão a relação das
diferentes nacionalidades com a
realidade. “As crianças de 3, 4
anos, precisam visualizar, vivenciar
para entender de fato o que lhes é
passado.”
A escola se preocupou em mostrar às
crianças ‘ diferentes necessidades
especiais’. “Temos bonecos
cadeirantes, cegos, pois queremos
que as crianças convivam com as
diferenças desde cedo”, explica.
Na era virtual
Pequim 2008 é a ‘isca’ usada pelo
professor de informática Muriel
Vieira Rubens Alves, da Escola Santa
Maria,em Interlagos, para atrair os
adolescentes para o aprendizado de
diferentes disciplinas ligadas aos
raciocínio lógico. Uma vez por
semana, um grupo de alunos do ensino
fundamental se reúne para criar
jogos de computador.
Muriel lançou um desafio no início
do ano: pesquisar todas as
modalidades esportivas dos Jogos
Olímpicos na China e reproduzi-las
em jogos de computadores. “Conceitos
da física como velocidade e cálculos
matemáticos são trabalhados
implicitamente”. O projeto deu tão
certo que os 15 alunos criaram dez
jogos que durante a olimpíada serão
disponibilizados para todos alunos
da escola.
Não é sem razão que o Colégio
Pentágono, no Morumbi, reservou um
tempinho na grande curricular para
exibir em todas as televisões e
telões das salas de aula a cerimônia
de abertura dos jogos. A pesquisa
das modalidades esportivas também
foi motivada pelo colégio.Só que a
estratégia usada foi diferente. Os
alunos do ensino fundamental foram
convidados a pesquisar a história
das olimpíadas, regras e modalidades
para realizarem seminários para os
demais estudantes. “Nas aulas de
formação social os alunos têm
debatido a história do governo
chinês”, diz a coordenadora
pedagógica Fernanda Gimenes.
No Colégio Santo Américo, no
Morumbi, os alunos da 4ªsérie estão
ansiosos, já que serão responsáveis
pela ‘cobertura diária’ do evento.
“Faremos uma agência de notícias,
eles pesquisarão tudo sair na mídia.
Até a matemática será trabalhada com
os gráficos diários com a contagem
de medalhas”, afirma a coordenadora
Elaine Marquezini.
Em todas as unidades do Colégio
Objetivo, a olimpíada está sendo
trabalhada em diferentes atividades.
Uma dica da educadora do Grupo
Objetivo Sônia Bercito é a leitura
do livro traduzido para língua
inglesa Falling Leaves, de Adeline
Yen Mah’, que traz a história de
três gerações chinesas através de um
relato autobiográfico.
PROFESSORES
A revista Nova Escola fez uma
compilação de planos de aulas
voltados para que os professores
possam trabalhar os Jogos Olímpicos
nas aulas. Confira os temas:
É hora de conhecer o país do dragão
/ Imprima o tabuleiro e ensine
xadrez para entender a poluição
chinesa / História sobre a China / O
imaginário chinês (português) /Para
contar aos bilhões (matemática) /
Inclua as artes marciais na Educação
Física.
O material está disponível no site:
www.novaescola.org.br |