Cidadania Global

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II ministram aula sobre imigração para o
5º ano

Falar de imigração é contar a história dos nossos antepassados, redescobrir personagens, hábitos e costumes. Uma herança que foi incorporada no dia a dia e que, obrigatoriamente, passa pela religião. Por isso, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II compartilharam suas experiências no trabalho de campo As Várias Faces da Imigração, em que percorreram diferentes bairros e fizeram uma verdadeira imersão por outras culturas por meio de diferentes crenças.

Na Sala de Música, no melhor clima intimista, os alunos do 9º ano falaram sobre as passagens no templo budista, na sinagoga e na mesquita. A aula foi tão intensa que eles até reproduziram o ritual de oração do islamismo e levantaram uma série de questões para chegar a uma importante conclusão: não há certo ou errado quando olhamos uma cultura diferente.

Além de promover a troca entre os alunos, a atividade foi uma espécie de preparação para o trabalho de campo do 5º ano no Museu da Imigração, que colocará mais uma vez a Cidadania Global (um dos pilares da UNESCO) em foco.