Falar de imigração é
contar a história
dos nossos
antepassados,
redescobrir
personagens, hábitos
e costumes. Uma
herança que foi
incorporada no dia a
dia e que,
obrigatoriamente,
passa pela religião.
Por isso, os alunos
do 9º ano do Ensino
Fundamental II
compartilharam suas
experiências no
trabalho de campo
As Várias Faces da
Imigração, em
que percorreram
diferentes bairros e
fizeram uma
verdadeira imersão
por outras culturas
por meio de
diferentes crenças.
Na Sala de Música,
no melhor clima
intimista, os alunos
do 9º ano falaram
sobre as passagens
no templo budista,
na sinagoga e na
mesquita. A aula foi
tão intensa que eles
até reproduziram o
ritual de oração do
islamismo e
levantaram uma série
de questões para
chegar a uma
importante
conclusão: não há
certo ou errado
quando olhamos uma
cultura diferente.
Além de promover a
troca entre os
alunos, a atividade
foi uma espécie de
preparação para o
trabalho de campo do
5º ano no Museu da
Imigração, que
colocará mais uma
vez a Cidadania
Global (um dos
pilares da UNESCO)
em foco.