As várias faces da
imigração foram
vivenciadas pelos
alunos do 9º ano do
Ensino Fundamental
II durante um
intenso trabalho de
campo pela cidade de
São Paulo, que
percorreu diferentes
bairros e mergulhou
por outras culturas.
Do templo budista na
Vila Mariana,
passando pela
sinagoga em
Higienópolis, pela
Mesquita na em São
Bernardo do Campo e
por uma saborosa
cantina do Bixiga, a
aprendizagem ganhou
cor, sabor e
histórias.
Acompanhados pela
coordenadora e
professores, nossos
desbravadores
embarcaram em um
roteiro
cuidadosamente
planejado para
trabalhar Geografia
e Cidadania Global
(um dos principais
pilares da UNESCO)
de maneira
interdisciplinar.

Mas não pense que
essa turma ficou
apenas no papel de
espectador. Na
sinagoga, os meninos
usaram a kipá e
todos leram a torah
com o rabino.
Na “casa de adoração
dos muçulmanos”, as
meninas cobriram a
cabeça com lenços e
entenderam na
prática o protocolo
para entrar em uma
mesquita. Já no
templo budista, eles
engataram um
bate-papo empolgante
com o monge. Haja
assunto!
No debate com os
líderes de cada
crença, a turma
descobriu as
características das
religiões, recebeu
informações
adequadas e deu um
passo importante em
direção à cultura de
paz. De uma maneira
muito natural e
significativa,
aprenderam a
reconhecer e a
respeitar diferentes
correntes de fé.
A aprendizagem teve
continuidade em
casa, nas longas e
gostosas conversas
com os pais e irmãos
sobre cada detalhe
da experiência
vivida. Afinal, um
dia repleto de
descobertas precisa
ser compartilhado!
Para o fechamento do
trabalho de campo
está programado um
fórum de discussão
sobre tudo o que
eles vivenciaram.
Aguardem!
Aprovado
pelos pais
“Ótima ideia. E eles
querem outras aulas
assim”, Ananda
Apple.
“Só assim para eles
conhecerem outras
religiões e poderem
fazer uma escolha.
Sensacional!”,
Elisa Silva Pinto.
“Sensacional! Já
lemos os
livrinhos do
Islamismo!
Aprendizagem
através da
Andragogia… A
explicação é
inesquecível!”,
Carmem Rocha.
|