Uma vivência na Serra do Japi

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental colocam a mão na massa em Estudo do Meio

Percorrer uma trilha cercada pela Mata Atlântica, observar a riqueza de construções tombadas e se deparar com o lado poluído do Tietê. O Estudo do Meio dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I pela Serra do Japi, Santana do Paranaíba e Pirapora do Bom Jesus, trouxe a oportunidade de vivenciar, comparar e dar significado ao conhecimento.

  

Depois de contemplar a natureza, professores e alunos fizeram uma parada estratégica para avaliar a qualidade da água do rio e a surpresa: as águas são cristalinas na Serra do Japi! No percurso, ainda coletaram espécies vegetais para analisar, com o auxílio da lupa e do microscópio. Quanta descoberta!

A turma também vivenciou e remontou a história a partir das construções tombadas, no centro de Santana do Paranaíba. Aqui, gravaram entrevistas com moradores e comerciantes locais para dar continuidade ao trabalho na Escola, com uma série de discussões e reflexões.

Em Pirapora do Bom Jesus, os alunos encontraram o “Rio Morto” com espumas poluídas. Com as amostras de água coletadas pelos biólogos, eles fizeram uma análise criteriosa sobre a cor, o cheiro, a turbidez e a espuma.

Na volta para São Paulo, conhecimento na bagagem e a certeza de que o trabalho de campo foi uma rica oportunidade para ampliar o repertório e transformar o conhecimento.