Um novo olhar sobre Mondrian

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Mondrian e o movimento De Stijl não foi apenas mais uma exposição para apreciar, sentir, interagir. No percurso marcado por linhas, quadrados e cores, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II aceitaram o desafio de transmitir as suas impressões e vivenciar o papel de crítico de arte.

Com um roteiro preparado pela professora de Artes, a turma refez os passos do artista em um percurso que começou na Holanda, quando ainda retratava paisagens, como fazendas e moinhos.

No exercício de observação, os alunos identificaram influências do pontilhismo e perceberam que as telas ganharam cores vivas. Aos poucos, os detalhes perderam espaço e já não faziam mais diferença na obra do artista que transformou curvas em linhas.

Nossos críticos de plantão entenderam na prática a importância do movimento De Stijl (O Estilo), que pretendia melhorar a sociedade por meio de uma nova estética.

Com o apoio da tecnologia, os alunos fotografaram, escutaram áudios sobre as obras e registraram as impressões em tablets. Combinando imagens, sons e textos muito bem fundamentados, os alunos trouxeram um novo olhar sobre Mondrian. Acompanhe: