Mondrian e o
movimento De Stijl
não foi apenas mais
uma exposição para
apreciar, sentir,
interagir. No
percurso marcado por
linhas, quadrados e
cores, os alunos do
6º ano do Ensino
Fundamental II
aceitaram o desafio
de transmitir as
suas impressões e
vivenciar o papel de
crítico de arte.

Com um roteiro
preparado pela
professora de Artes,
a turma refez os
passos do artista em
um percurso que
começou na Holanda,
quando ainda
retratava paisagens,
como fazendas e
moinhos.
No exercício de
observação, os
alunos identificaram
influências do
pontilhismo e
perceberam que as
telas ganharam cores
vivas. Aos poucos,
os detalhes perderam
espaço e já não
faziam mais
diferença na obra do
artista que
transformou curvas
em linhas.
Nossos críticos de
plantão entenderam
na prática a
importância do
movimento De Stijl
(O Estilo), que
pretendia melhorar a
sociedade por meio
de uma nova
estética.
Com o apoio da
tecnologia, os
alunos fotografaram,
escutaram áudios
sobre as obras e
registraram as
impressões em
tablets.
Combinando imagens,
sons e textos muito
bem fundamentados,
os alunos trouxeram
um novo olhar sobre
Mondrian. Acompanhe: