A caneta e o papel
deram lugar ao
tablet e aos
smartphones durante o Estudo do Meio dos alunos do 7º ano do Ensino
Fundamental II em
Paraty. O Diário de
Bordo ganhou uma
versão
online, com
atividades
registradas e
atualizadas em tempo
real.
Mas esse não foi o
único diferencial. O
estudo sobre a
pesca, que até então
ficava apenas na
teoria, contou com a
participação
especial dos alunos,
que ajudaram a fazer
a trama e, ao lado
dos pescadores,
protagonizaram a
chamada pesca de
arrastão. Uma
experiência e tanto!
A água, que faz
parte do conteúdo de
Ciências, também
recebeu atenção
diferenciada, com a
coleta e medição de
diferentes amostras.
A turma aproveitou a
oportunidade para
observar espécies de
vegetais e animais e
usar uma série de
equipamentos que
foram levados do
Magno para a viagem
(termômetro,
refratômetro,
anemômetro).
A aprendizagem teve
continuidade na
lama, com atividades
no Manguezal da
Praia do Jabaquara.
Ao final, uma boa
dose de diversão!
A história também
esteve em alta, seja
no
tour pela
cidade, com a
observação de uma
construção do século
XVIII, ou por meio
de entrevistas com
moradores e artistas
locais ‒ informação
que faz toda a
diferença e traz
muito mais
significado.
O encontro com os
organizadores da
Festa do Divino
(considerada um dos
patrimônios
imateriais de
Paraty) foi bastante
aguardado. Os alunos
vivenciaram os
preparativos da
celebração e
participaram de uma
oficina para
confeccionar o
estandarte da Festa.
Ao cair da noite,
coordenadora,
professores e alunos
desfrutaram da
animada companhia
dos cirandeiros de
Paraty, outro
patrimônio imaterial
da cidade. A alegria
correu solta e
contagiou a todos,
mostrando que a
aprendizagem pode e
deve ser sempre
envolvente e
interativa.
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